Páginas

sexta-feira, 4 de março de 2011

A base do comportamento ético: É simplesmente agir pautado nos valores universais.

Valores universais
Os chamados Valores Universais são os pilares para a convivência entre cidadãos de todo o mundo.

Criada logo após o término da Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945), Assinada em 26 de junho de 1945, em São Francisco (EUA), e ratificada em outubro do mesmo ano, a Carta das Nações Unidas tem como pilar a cooperação conjunta e voluntária dos países, considerada o melhor meio para assegurar uma paz duradoura.

Os valores descritos nessa declaração têm como objetivo principal nos ajudar a ver a diferença entre o certo e o errado. Eles foram pensados para mostrar a cada um de nós a melhor maneira de agir para conviver bem com pessoas e culturas diferentes de nós.
Essa Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) foi adotada e proclamada na Assembléia Geral das Nações Unidades (ONU) de 10 de dezembro de 1948.

Declaração Universal dos Direitos Humanos- Carta Magna


Em seu primeiro artigo, a declaração diz que “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos”, são “dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade”.

Os propósitos estabelecidos no documento fundador da ONU são manter a paz e a segurança internacionais; fomentar entre as nações relações de amizade baseadas no principio de igualdade de direitos e livre determinação dos povos, respeitando a diversidade das muitas culturas espalhadas pelo mundo; fomentar a cooperação internacional para a solução de problemas econômicos, sociais, culturais ou humanitários; e servir como centro de harmonização dos esforços das nações para atingir esses objetivos.


Fontes:
http://www.brasil.gov.br/sobre/cidadania/gentileza-urbana-digital/valores-universais 29/10/2009 20:10 - Portal Brasil
http://www.pnud.org.br/home/index.php - Programa das Nações Unidas p/ o Desenvolvimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário